quarta-feira, 27 de julho de 2011

Leia!

Leia a minha pesquisa, se achar algo de ruim comente. Eu tenho que pesquisar sobre jogadores, times e características do hóquei.

Hóquei

Exitem seis tipos de hóquei:
Os dois mais conhecidos são: hóquei no gelo e hóquei em patins.
Mas existe também hóquei em campo, hóquei em linha, hóquei de sala e ainda hóquei de rua.

Hóquei no gelo

Como um derivado do hóquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo.
Em 1875, o primeiro jogo indoor foi organizado em Montréal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira, e cada equipe possuiria nove jogadores (mais os reservas). A mudança rapidamente espalhou-se pelo país.
O campo tem formato retangular. A pista de hóquei no gelo possui 61 metros de comprimento e 26 metros de largura na NHL e 60 x 30 metros no resto do mundo.
Todas as pistas de hóquei têm cantos arredondados, em vez de pontas. Um muro opaco, de mais ou menos um metro de altura, envolve toda a pista, e evita que o disco saia do campo. Em cima deste muro, fica outro, transparente, que possui entre um metro a 1,25 metro de altura, dando às pessoas na arquibancada uma boa visão de jogo, ao mesmo tempo que protege-as.
Uma linha vermelha, ou a linha central divide o campo ao meio. É usada pelo juiz para a marcação de impedimentos e de icings. Outras duas linhas vermelhas estão localizadas em cada lado do retângulo, a três metros do fim do campo.
Duas linhas azuis, cada uma a 8,5 metros da linha vermelha central na NHL e de 8,85 metros no resto de todo o mundo, marcam as três zonas do campo: a zona de defesa, a zona neutra e a zona de ataque. A zona de defesa de uma equipe é ao contrário para a equipe oponente.
Uma baliza fica localizada logo à frente de cada uma das duas linhas vermelhas. Esta baliza é uma rede resistente, suportada por três traves de metal. A baliza tem 1,2 metros de altura e 1,8 metros de comprimento, e é aqui onde os jogadores devem posicionar o disco para fazer o ponto. A maioria das balizas tem também uma sirene e uma caixa de som, que emite luz e som por alguns segundos, indicando claramente a presença da trave. Elas são ativadas pelo "juiz da baliza".
À frente da baliza fica uma área que tem 2,2 metros de comprimento e dois metros de largura na NHL, ou um diâmetro de 1,8 metros no resto de todo o mundo, chamada de goal crease, em inglês. Um jogador não pode entrar na goal crease da equipa oponente, a não ser que esteja indo atrás do disco. Portanto, um ponto não valerá, caso o jogador que pontuou esteja dentro da goal crease do oponente. Uma exceção é se jogadores da equipe oponente forçarem o jogador a pontuar dentro da goal crease, e, neste caso, o ponto valeu.
Todos os campos de hóquei profissional e a maioria dos campos de hóquei amadores possuem um banco de reservas, onde localizam-se os jogadores de reserva; e também um banco de pênalti, onde jogadores penalizados por faltas ficam, temporariamente. Esses bancos ficam atrás do muro de proteção.
Entre os intervalos, e principalmente antes e após uma partida, veículos especiais, informalmente chamados de zambonis, alisam e limpam a superfície do gelo.
Pistas de gelo, para jogos de hóquei de gelo informais, podem ser construídas em playgrounds e em quintais de casa, caso a temperatura do ar esteja baixa o suficiente (-10 °C ou menos).
Times de hóquei no gelo: EHCB da Suíça e New York Rangers.






Hóquei em patins
O hóquei em patins tradicional foi a primeira modalidade da patinagem a conseguir o estatuto de mudança olímpica, algo que aconteceu em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Praticada atualmente em cerca de trinta países, é muito apreciada em Portugal, Espanha, Itália e Argentina.
O país com o maior número títulos mundiais é Portugal, seguido pela Espanha. Em Portugal existem atualmente cerca de 150 clubes, com a modalidade de hóquei em patins no ativo. No Brasil existem poucos clubes. O hóquei tradicional chegou ao Brasil em 1952, por influência dos emigrantes portugueses que viviam no Brasil. A primeira presença do Brasil em Campeonatos do Mundo foi em 1953, em Genebra, em que o Brasil ficou na 10ª posição (total 13 países). Atualmente, e apesar das dificuldades econômicas, o Brasil é a 5ª Melhor seleção masculina e a 2ª Melhor seleção feminina do mundo.
O hóquei em patins foi criado na Inglaterra.
Jogadores de hóquei em patins da Espanha e Portugal
Times de hóquei em patins




 

 

Patins de hóquei em patins

 

Patins de hóquei no gelo

terça-feira, 19 de julho de 2011

Minha vida com quadrinhos 11

Novidades: Quadra da igreja pintada, EBF terminada hoje, Aline aqui na minha casa, agora jogando no computador com a Júlia, vai ficar quatro dias aqui.

Hoje vou contar a vocês sobre um engarrafamento. Estávamos no carro, indo para casa, aí descobrimos que estava havendo show do Luan Santana, por isso estava tudo parado. Ficamos mais de uma hora no trânsito. Em um lugar da rodovia, vimos um adolescente que estava dirigindo (isso é, se não estivesse engarrafado) o carro, deixar o amigo no comando e foi fazer o número 1 no poste (que nojo!). A certo ponto, eles começaram a beber cerveja no carro. E a polícia não fazia nada. Depois, tiveram até alguns carros que começaram a andar na grama (lugar não apropriado) só para se adiantar um pouquinho*. Ficamos com raiva daqueles besteira que iam pro show. Depois, quando cheguei em casa, fiquei muito feliz. A minha dica é: se quiser ter energias renovadas fique uma hora parado no trânsito e depois chegue em casa. A Júlia pergunta: "Por que você escreve sobre coisas tão mínimas?". E se eu escrevesse que o Brasil perdeu a Copa América?
*Se não estivesse engarrafado.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Minha vida com quadrinhos 10

Puxa, já é a décima vez que eu escrevo essa série!
Aqui em casa está havendo uma mudança total, para começar, estão colocando forro na casa. Como ela é muito alta, estou escrevendo com estruturas de madeira atrás de mim. Não dá pra acreditar que fizeram tudo isso só para pôr forro. Depois que desmontarem, tudo isso vai virar lenha para a lareira?
Ó dúvida cruel. Na igreja, sempre que terminamos a revista quem ganhou a gincana recebe um prêmio, e eu não sei qual é o meu. Tenho três dicas:
- É para usar de dois ou mais
- Foi comprado na livraria Pedagógica
- Faz tempo eu tinha pedido
- Eu vou gostar (essa não conta)
Mas agora eu descobri onde ele está, é um "Nosso querido diário otário" e nesse momento a Júlia pode estar lendo mais um pedaço dele. Lembre-se de:
VOTAR NA ENQUETE

sábado, 2 de julho de 2011

Minha vida com quadrinhos 9

FÉRIAS!!
As férias voltaram gente!!!! Hoje é o meu segundo dia de férias. Eu bem que mereço um descanso... Igual a todos, né? Já pensou se não tivessem férias?

Antes delas acontecerem eu estava na quadra, jogando handebol com uns amigos. Pra variar, a torcida estava contra. Quando eu estava voltando para o centro, alguém jogou uma bola na minha cabeça. Todo mundo deu risada, inclusive a platéia (Que raiva! Queria ver se fosse com elas!), que era composta por: Marissol, Jordana, Lívia e Lorena, depois disso acho que viraram quase inimigas. Eu fiquei brava e perguntei quem foi, mas (como esperado) ninguém se manifestou. Quando voltei para a classe o Leonardo pediu desculpas, só aí descobri que foi ele. Por que será que essas coisas só acontecem comigo?

Disfarçar risada? Não adianta...