quinta-feira, 21 de abril de 2011

sábado, 16 de abril de 2011

Pesquisa: George Seurat


Nascido em um meio burguês; seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, desde Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt e de Francisco Goya, e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano por motivos de serviço militar na base de Brest -- uma cidade do oeste francês—onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.
De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mirrestro, inspirado pela obra de Michel Eugène ChevreulA lei do contraste simultâneo das cores(1839).
A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.
Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando rectângulos de ouro nas suas pinturas.
Georges Seurat
Georges Seurat
Georges Seurat em 1888
Nome completoGeorges-Pierre Seurat
Nascimento2 de dezembro de 1859
Paris
Morte29 de março de 1891 (31 anos)
Paris
Nacionalidade França
OcupaçãoPintor
Principais trabalhosTarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte
Movimento estéticoPontilhismo
 Como ele era pintor, a maioria das pessoas que o procuram querem ver suas pinturas. Aí vão as mais famosas:

Essa é a obra mais famosa dele. Teve até um engraçadinho que fez sua reeleitura:
Quer fazer a sua? Não tem problema, só precisa pôr o quadro original e o nome do autor.
Esse foi o quadro que eu vi na aula de artes. Repare nos cabelos: os mais bizarros e diferentes.
Se ele é um pintor francês, por que não pintaria a torre mais famosa do mundo?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dica:

Está com sono na aula? Peça para ler uma coisa em voz alta! Acredite, dá certo!

Aniversário no sítio - 11

Minha vida com quadrinhos 6

No corredor

Tem uma coisa que eu deveria ter contado faz tempo, com certeza, mas não contei. 
É assim: sempre que é a troca de professores todos os alunos vão ver o professor chegar, e quando ele aparece todos saem correndo! O problema é que eu já me machuquei fazendo isso (só uma batida no corrimão) e os professores não gostam disso. 

Aniversário

Meu aniversário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No intervalo

Quando o recreio chega, eu e minhas amigas sentamos no chão perto da saída da escola. Nós juntamos papéis alumínios e amassamos, formando uma bola. Aí atiramos essa bola umas nas outras, e às vezes alguém resolve fazer que nem volei e se dá mal! Aliás, não jogamos só bolinhas de alumínio, também jogamos lancheiras, lixos (eca!) e até um leão-bexiga. Esse leão-bexiga é muito legal, mas ele é gordo e ficou tripé! 
Isso pode parecer tosco, mas é muito, muito, mas muito legal!
Uma vez, um monte de meninos, ou melhor, pirralhos (assim fica melhor) ficaram falando "Eta lê-lê"! Você não sabe como isso irrita... Como eles eram bastante menores que nós, ninguém pôde fazer alguma coisa, afinal, levaríamos a culpa. Então, começamos a tirar sarro deles: gritamos "ETA LÊ-LÊ!" pra eles também e começamos a dizer que a primeira palavra que eles aprenderam a falar é "Eta lê-lê!" e... É só!